A Geopolítica do Pirambú em Fortaleza
( Para compreensão da manipulação das periferias)
Como mostrou Janice Perlman, na sua famosa pesquisa sobre as favelas do Rio de Janeiro, a favela não está suspensa no ar, não é um espaço onde impera a anomia e vive isolada do resto do mundo. Quando falamos em favela, não pensamos somente no espaço físico, nos objetos, nos barracos, mas sim nos seres, homens e mulheres, que fazem parte de sua configuração. É através deles que, evidentemente, a favela progride e regride. É através das interações entre o mundo interno e externo, forjado pela relações de trabalho, intercâmbio político e relações sociais diversas, que a favela é transformada num microrganismo social complexo.
As favelas são objetos sociais disputados pelos cientistas, padres, irmãs de caridades e cardeais; são brinquedos dos mais ousados políticos; como também musas cobiçadas dos intelectuais burgueses amantes das esquerdas e saco de pancadas dos policiais. Lá onde um amontoado de pobres finca seus barracos, em pouco tempo, todos estes atores chegam por lá. Vejamos o que tudo isso deu no Pirambu.
A antiga favela do Pirambu, dirigida pelo Padre Hélio Campos, combinou tão bem espaço político e religião que até o fim dos anos 70 a Igreja Católica Romana orgulhara-se do laborioso trabalho executado por Hélio nas terras pirambuenses. A ditadura militar facilitou a ação da Igreja naquele pedaço de chão. A propósito, o General Golbery no seu tratado de geopolítica ocidental deu relevante importância à civilização cristã contra às outras. Muito embora o catolicismo desenvolvido por Hélio Campos fosse 10 mil vezes mais progressista do que aquele " A luz da renovação carismática", do colono belga Caetano De Tilesse - "o homem do sangue azul", pároco de Cristo Redentor na zona do Japão -, a favela do Pirambú sempre correu nos trilhos da Escola Superior de Guerra dos anos 1970 : Pirambú sempre foi de esquerda mais para direita, influência clara das batinas. Quer ler mais sobre este assunto escreva-me.
Dom Hélio na sua missão civilizadora foi espalhando o evangelho, delimitando e nomeando os espaços conquistados. Tudo além da Escola de Aprendizes Marinheiros, na zona Oeste de Fortaleza foi batizado e identificado. No fim dos anos 60 a favela tinha 7 grandes zonas : Cacimba dos Pombos, a Leste; Nossa Senhora das Graças ao Centro-Leste; Lagoa Funda, ao Sul; João XXIII, ao Centro-Oeste; Casas Novas, ao Norte; Arpoadores e Japão, no Extremo-Oeste. Todas zonas eram administradas politicamente pelos Conselhos de Zonas, centralizados pelo Conselho Geral, do qual o religioso era o tutor geral.
O Pirambú " A luz da Renovação Carismática ", teve também suas fronteiras geográficas redefinidas. De Tilesse se separou da Paróquia de Nossa Senhora das Graças e criou uma nova denominada Cristo Rendentor. O espaço foi mais uma vez delimitado : a Leste de Cristo Redentor, foi criado o Bairro Nossa Senhora das Graças, dirigido antigamente pelo Frei Queginaldo Memória - amigo dos generais, e em particular do General Ernesto Geilsel, para o qual Memória deu um Te Deum em 1976 na Paróquia Nossa Senhora das Graças na zona Leste; ao Oeste, Cristo Redentor limita-se com a rua Graça Aranha; ao Sul com Irineu de Souza e José Bonifácio; ao Norte com o Oceano Atlântico. De Tilesse redefiniu o Bairro do Pirambú e oficializou a nova política de zonas. A partir daí a Paróquia de Cristo Redentor passou a desencadear o processo civilizador de colonização como no século XV. Uma enorme máquina de difusão da cultura cristã foi instalada naquelas praias, desta vez apoiadas pelas Organizações de Desenvolvimento, que, no princípio dos anos 60, saiam da Europa para salvar de qualquer forma os condenados da terra, nos " tristes trópicos ". De Tilesse, faz parte desta armada. Durante os anos 70, Caetano De Tilesse dirigiu a Comunidade de forma autoritária. Por duas vezes destituiu os membros do Conselho Comunitário, aboliu o sufrágio universal e elegeu a nova direção de forma indireta. Além da ditadura militar a Comunidade conheceu a “ Ditadura Comunitária”. Para continuar a leitura siga este link já de posse de sua senha. CONTINUAÇÃO.